Kit arduino
Rate this post

O kit arduino funciona através de um sistema próprio chamado IDE, que permite aos desenvolvedores testarem a peça de diferentes maneiras. Para este processo apresentar os resultados esperados, há a necessidade de aplicar no componente, complementos fundamentais que ajudam a entender se os comandos inseridos no software funcionam ou não.

A partir disso, torna-se possível desenvolver projetos exclusivos que podem ter a função de automatizar o lar, por exemplo, ou trabalhar em classe com os alunos do ensino fundamental a fim de os ensinar a criar robôs com o arduino. Afinal, não é necessário ter conhecimento abrangente em programação, pois o componente é fácil de trabalhar por possuir uma linguagem prática.

O que é o Arduino?

O arduino é uma placa eletrônica que possui linguagem de programação, microprocessador e também um software que permite o desenvolvimento de diversos projetos. A sua principal diferença é por permitir que diversas pessoas possam utilizá-lo para desenvolver um projeto simples ou mais robusto. 

Isto é possível porque o código do arduino é aberto, possibilitando que crianças, adolescentes e adultos trabalhem com o componente todos os dias. Não é necessário que ninguém seja expert em tecnologia, havendo apenas a importância de analisar que tipos de projetos se tem a intenção de criar, conforme explicação do SESC-SP.

Para que ele serve?

O arduino serve para criar dispositivos interativos como os sensores de temperatura, luz e também o som, além de facilitar o desenvolvimento de motores, displays e auto-falantes. Há a praticidade de projetar robôs para projetos escolares ou IoT, elaborar sistemas de automação residencial e também alarmes.

Caso a sua intenção seja a de automatizar o lar, com o Kit arduino você tem a praticidade de desenvolver projetos de eletrônica, elétrica e também industriais. Tudo o que deve ser feito, é selecionar os melhores sensores e módulos presentes na Eletrogate para dar início às produções.

Como funciona?

O arduino funciona através de uma linguagem de programação própria que utiliza o Integrated Development Environment ou IDE, e através dela você consegue iniciar os seus projetos. Portanto, para realizar o seu trabalho é necessário fazer o download do software para verificar o funcionamento da plataforma a fim de realizar testes rápidos.

Ao fazer a conexão via USB com o seu computador, você consegue realizar diferentes análises com auxílio dos sensores e luzes LED a fim de verificar se estão funcionando a partir dos comandos inseridos no software. A partir disso, você consegue desenvolver projetos completos e aprimorá-los com ferramentas ainda mais robustas disponíveis na Eletrogate.

Tipos de arduino

Com o arduino, você tem a oportunidade de incluir em suas construções os sensores, luzes LED, jumpers e protoboards a fim de desenvolver mecanismos inteligentes. Ao estar com todas as ferramentas que precisa em mãos, você consegue realizar o seu trabalho de forma prática e com ainda mais segurança.

Arduino Uno

Esta é uma placa que oferece aos programadores, 6 pinos com entradas analógicas, assim como 14 entradas e saídas digitais. Saiba que este é o componente mais utilizado porque é mais simples, além de ser recomendado para pessoas que iniciaram há pouco tempo no ramo de programação.

Arduino Mega

A placa Mega contém uma quantidade maior de pinos para entrada e saída, que incluem 54 entradas digitais e 16 analógicas. Esta opção é ideal para desenvolver projetos de grande porte, devido às portas disponíveis que facilitam a conectividade com mecanismos de sua preferência.

Arduino Nano

O arduino nano é um modelo menor, em que é perfeito para trabalhar com projetos que não exijam grandes operações. Inclusive, o diferencial é por conter 22 entradas digitais, 6 saídas PWM e mais 8 entradas analógicas que facilitam a utilização para desenvolver diversos projetos.

Como escolher o melhor componente eletrônico certo para o seu projeto?

Escolha o kit arduino com a Eletrogate, que contém os melhores Componentes do mercado para te auxiliar em seus desenvolvimentos. Com facilidade, você encontra exatamente o que precisa para iniciar as suas criações, além de ter disponível também uma série de protoboards, jumpers e sensores para atuarem como complementos ao seu trabalho.

O ideal é que você verifique quais os tipos de peças que tem interesse de trabalhar para, assim, as incluir em seus principais projetos. Dessa forma, você tem em mãos a oportunidade de criar um robô inteligente ou desenvolver sistemas inteligentes para aplicar no lar.

Através do arduino, você tem a possibilidade de dar vida às suas criações ou apresentá-lo em classe a fim de iniciar as aulas de robótica. Afinal, diferentes públicos podem trabalhar com a placa, independente de terem conhecimento ou não em programação e com a Eletrogate, você pode também desenvolver o aprendizado dos jovens através de kits de componentes eletrônicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.