um indígena com a bola
4.8/5 - (88 votes)

esportes

Muito mais do que futebol e vôlei, ou ainda mais do que todos os esportes olímpicos, existe uma comunhão de esportes no mundo, alguns bem curiosos. Vamos conhecer alguns deles?

Pessoas praticando a corrida do queijo
Uma corrida do queijo acontecendo: Ficou curioso de saber de onde é?

Uma corrida do queijo acontecendo: Ficou curioso de saber de onde é? Figura: Sunny Side Circus | Reprodução

1. CAMPEONATO DE GUERRA DE TRAVESSEIRO

Sim, existe um campeonato profissional de guerra de travesseiro. Esse campeonato é uma criação recente e exige muita força e técnica. Quando seus filhos estiverem brigando no quarto, releve, pois não é briga, é treino.

2. CORRIDA DOS SAPOS

A corrida dos sapos é um esporte praticado pelas fofíssimas crianças, pulando como sapinhos. Em uma versão mais ao-pé-da-letra, são os sapos que correm (pulam, na verdade) e o primeiro a chegar vence.

3. CAMPEONATO DE CARREGAMENTO DE ESPOSAS

O “Wife Carrying World Championships” é um campeonato finlandês onde o marido passa uma corrida de obstáculos com a esposa nas costas. Quando um marido finlandês disser que carrega a família nas costas, acredite, não é no sentido figurado.

4. JIKUNAHATI OU CABEÇABOL

O jikunahati nada mais é do que um jogo indígena onde os jogadores podem jogar bola, mas apenas com a cabeça. A bola é de seiva de mangabeira, com 12 a 14 cm de diâmetro, e o jogo em si significa que a cabeça, usada no jogo, é que verdadeiramente deve comandar o corpo. Segundo a Funai, esse jogo é uma das modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

um indígena com a bola
Indígenas praticando Cabeçabol

Indígenas praticando Cabeçabol. Figura: Funai | Reprodução

5. A CORRIDA DO QUEIJO

Na Inglaterra, acontece uma corrida chamada “The Cooper’s Hill Cheese Rolling and Wake” ou, no bom e velho português, a corrida do Queijo. Nessa corrida, um queijo é jogado morro abaixo e as pessoas correm atrás dele. Parece bizarro, meio coisa de filmes como “Tá todo mundo louco” (2001), mas é real.

A regra ideal era de que quem corresse e pegasse o queijo seria o campeão. O grande problema é que a velocidade com que ele cai torna isso quase inviável. É por esse motivo que existe a regra alternativa de que quem chegar primeiro ladeira abaixo é que ganha.

6. LUTA DOS DEDOS DO PÉ

Não é apenas a corrida do queijo ou esporte curioso que se vê no Reino Unido. A Organização Mundial da Luta de Dedos do Pé promove, justamente, as lutas de dedos do pé. Ao invés de quedas de braço, os dedos são os elementos da luta, e, com eles, ganha quem move o pé do adversário até certos limites de um pequeno tablado.

Por fim,

Esportes são realmente demais, pois promovem a saúde física e mental, uma integração entre as pessoas e a diversão. Mais interessante é pensar que esportes não precisam ser necessariamente aqueles tradicionais, como futebol, vôlei, basquete ou atletismo, mas várias modalidades de alcance local e regional. O importante é se divertir e se controlar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.